O programa Agro, Saúde e Cooperação, exibido pela NDTV Record, é finalista nacional, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Sebrae de Jornalismo, a principal premiação brasileira dedicada à valorização do jornalismo sobre empreendedorismo.
Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos representantes de três Estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A reportagem “Agro, Saúde e Cooperação – Cidade Criativa da Gastronomia” representa a região Sul do país, na categoria Jornalismo em Vídeo, que tem como equipe Tatiana Corrêa (repórter e apresentadora), Marinês Barboza (produtora), Cristian Sagaz (cinegrafista), Rodrigo Nenê (editor de vídeo) e Edy Serpa (editor de texto).
O episódio finalista retrata Florianópolis, primeira cidade brasileira reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, e mostra como tradição e inovação se unem na culinária da Ilha, marcada pelas influências indígena e açoriana. Da pesca da tainha ao cultivo de ostras e ao turismo de base comunitária no Sertão do Ribeirão, a reportagem destaca como a gastronomia conecta cultura, agro e sustentabilidade em um modelo de desenvolvimento criativo.
A 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo registrou recorde de participação, com quase 3.500 trabalhos inscritos, e reuniu finalistas de 16 Estados brasileiros. A cerimônia de premiação nacional será em 4 de dezembro, em Brasília.
Sustentável
O Agro, Saúde e Cooperação é o único programa de TV com exibição estadual em Santa Catarina voltado à valorização do agronegócio sustentável, da saúde no campo e do cooperativismo. Exibido aos domingos, das 9h às 9h30, pela NDTV Record, com retransmissão nacional pela Record News, o programa aproxima o público urbano da realidade rural e mostra o impacto do agro na economia, na cultura e na sustentabilidade.
Desde 2022, o programa Agro, Saúde e Cooperação destaca as histórias e os rostos que constroem o campo catarinense, revelando um agro moderno, humano e essencial para o desenvolvimento do Estado e do país.