A litorânea Governador Celso Ramos, localizada na Grande Florianópolis, tem uma nova praça. E não é qualquer praça. Localizada em seu mais famoso balneário, Palmas, a estrutura pública tem opções de lazer e para a prática esportiva com pista simuladora de surfe, pista de skate street, área para caminhada, espelho d’água, parque infantil e mobiliário urbano e a nova sede da Secretaria de Turismo e Eventos.
Resultado de um investimento de R$ 2,9 milhões, foi construída em 13 meses e batizada com o nome do empresário e advogado Mario José Gonzaga Petrelli, fundador do Grupo ND, que morreu em 2020 deixando um imenso legado, que inclui participação decisiva na mudança de rumo da história de Governador Celso Ramos.
Ao lado do amigo Augusto Prolik – que dá nome à rua onde fica a praça – Petrelli idealizou, há 27 anos, o loteamento Palmas do Arvoredo, responsável por desenvolver o bairro, atrair novos moradores e turistas. Se hoje é rotina as construtoras desenvolverem empreendimentos com soluções sustentáveis, Petrelli e Prolik já haviam priorizado essa questão há quase três décadas.
Centenas de pessoas acompanharam a inauguração da praça Mario José Petrelli, na última sexta-feira (14). O prefeito Marcos Henrique da Silva aproveitou a cerimônia para assinar a ordem de serviço para iluminação em led nas praias da cidade, contemplando Fazenda da Armação, Palmas, Praia Grande, Gamboa e Armação da Piedade.
A cerimônia reuniu secretários municipais, vereadores, populares e três filhos de Petrelli: Luciana, Mário José e Rosimar.
O feito dos empresários e sócios Prolik e Petrelli nos anos 1990 marcou um pioneirismo. Eles pensaram em soluções para garantir o melhor uso do espaço urbano e com infraestrutura para preservar o meio ambiente. Tudo isso num terreno de 800 mil metros quadrados, ladeado por montanhas e diante de uma praia de areia e água limpas.
A filha Luciana Petrelli disse que a família está muito feliz com a homenagem, segundo ela, merecida, porque o pai e seu amigo Prolik foram visionários. “Foram muito felizes ao procurar o mesmo criador de Jurerê Internacional, o arquiteto Sérgio Sclovsky, que pensava, pós Eco-92, que a sustentabilidade era fundamental. O município tinha 10 mil pessoas e a estação de esgoto, por exemplo, foi feita para 13 mil”, contou.
Olhando a praça inaugurada, outro filho, Mário José, se disse impactado. “É muito orgulho, para nós, ver uma obra tão bonita representando todo o legado do nosso pai e do seu amigo. A transformação que promoveram nessa cidade está representada nessa praça bonita”, salientou.
A camareira Patrícia de Almeida Santos, 24 anos, de Alagoas, mora há um ano em Governador Celso Ramos e foi com a filha, Jhenifer, de 6, e o marido, o carpinteiro Jaderlan Pereira Santos, 28, para a inauguração. “Muito bonita. O prefeito está de parabéns pela iniciativa. A praça deu outra presença”, afirmou Patrícia.
“Achei ótimo. Um ponto de turismo e para as crianças também, com esse parque de diversão. Ficou muito legal”, declarou Jaderlan.
O executivo de contas Ederson Godoi, 34, lembra que Palmas é um bairro com muita visibilidade turística, mas ainda não tinha uma praça. “Decisão muito importante para o município. Com essa estrutura, a parte do skate, do esporte, vai ser muito importante”, destacou.
Gaúcho de Pelotas, o marceneiro Elizeu Vereda Monteira, 46, mora em Palmas há quatros e também gostou da novidade. “Vai servir para integração. Principalmente na temporada, vai ferver aqui. Agora temos onde ir, antes não tinha, a não ser restaurante. Em termos de lazer é muito importante.”
O prefeito Marcos Henrique usou uma frase bastante repetida na cidade: “Palmas era uma antes do doutor Mario e outra depois dele”. Destacou que, por meio da comunicação, Mario tornou Palmas conhecida no cenário nacional e internacional.
“Essa escolha é mais do que justa. O doutor Mario ajudou no desenvolvimento de Governador Celso Ramos, principalmente de Palmas. Um visionário, que sempre contribuiu e merecia ser homenageado”, afirmou.
Entregando a quarta praça desta gestão, o prefeito ressaltou que estes espaços integram as famílias. “As crianças vêm se divertir, os jovens praticar esportes. É uma satisfação muito grande. Palmas tem uma praia linda, muito procurada pelos nossos turistas e merecia uma praça para valorizar ainda mais o bairro.”
O secretário de Turismo e Eventos, Paulo Henrique Silveira de Souza, comentou a mudança de sede da secretaria. “Palmas é a maior praia que temos no município e ter uma estrutura como essa para atender o turista, era o que a gente queria”, comentou.
Na estrutura, a secretaria disponibilizará diversos serviços para os turistas. “Teremos atendimento todos os dias, mapas das trilhas e do município, informações das mais de 60 praias e toda assessoria para o turista se sentir acolhido”, registrou o secretário.